
Kibe Vegano Recheado
o Kibe Vegano Recheado. Perfeito para um jantar especial ou uma ocasião festiva, esta versão sem carne do tradicional kibe…
Hoje você vai conhecer os benefícios do grão-de-bico, além de sua origem e sua receitas mais populares, cientificamente conhecido como Cicer arietinum e pertencente à família Fabaceae, é cultivado há séculos em todo o mundo. Suas proezas nutricionais proporcionam inúmeros benefícios à saúde e contribuem para o bem-estar e a boa forma geral. Famosos pela sua versatilidade, são um alimento básico em diversas delícias culinárias, apreciados principalmente por vegetarianos e veganos devido ao seu alto teor de proteínas.
Existem dois grupos entre os mais consumido de grão-de-bico:
No Brasil, o grupo Kabuli é amplamente cultivado e preferido pela população devido às suas características e aceitação no mercado interno. A produção de grão-de-bico no Brasil ainda é insuficiente para suprir a demanda interna, mesmo com os esforços no desenvolvimento tecnológico e na abertura de novos mercados. Por isso, o país precisa importar, principalmente do México e da Argentina.
Por outro lado, nos países asiáticos, especialmente na Índia, Paquistão e Indonésia, há uma demanda significativa pelo grupo Desi devido às suas propriedades específicas e relevância na culinária local. Esses grãos apresentam uma tonalidade cremosa e uma camada fina.
Originário do Médio Oriente, o grão-de-bico atravessou fronteiras, tornando-se parte integrante da culinária de todo o mundo, ao mesmo tempo que mantém a sua popularidade no seu local de nascimento.
O perfil nutricional do grão-de-bico é realmente notável:
Certos compostos do grão-de-bico exibem propriedades antioxidantes, protegendo as células contra os danos dos radicais livres. Consequentemente, o seu consumo ajuda na prevenção de problemas de saúde como o câncer e a inflamação, atribuídos a danos no ADN induzidos por radicais e à regulação do sistema imunitário.
O grão-de-bico pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares incluindo doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca, que é uma das principais causas de morte por pessoas com alto indice de colesterol.
O grão-de-bico ajuda a controlar o colesterol, os triglicerídeos, o açúcar no sangue e a pressão arterial. Essas características são fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Geralmente, as leguminosas são uma fonte de gorduras saudáveis, algumas evidências sugerem que elas têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que reduzem o risco de doenças cardiovasculares.
O grão-de-bico facilita a perda de peso através de vários mecanismos:
Oferece benefícios musculares devido ao seu conteúdo de proteínas, carboidratos, além de ser ter um alto índice de ferro, cerca de 2,9 mg em cada 100g, ele mantendo a saúde corpora da seguinte maneira:
Além de sua riqueza nutricional e valor como fonte principal de proteínas vegetais, o grão-de-bico pode ser facilmente incorporado à dieta alimentar. Ao contrário da crença comum, o grão-de-bico é altamente versátil e pode ser utilizado em uma infinidade de receitas como a saladas, almôndega de grão-de-bico, hambúrguer de grão-de-bico e muito mais, inclusive você pode conferir a receita no link em destaque.
A colina, encontrada no grão-de-bico, é essencial para a funcionalidade ideal do cérebro e do sistema nervoso, contribuindo para a produção de neurotransmissores. A sua presença no grão-de-bico é reconhecida há décadas. Este nutriente influencia várias funções cognitivas, como humor, memória e aprendizagem.
A ingestão recomendada de colina varia de acordo com o sexo e outras variáveis. No entanto, para adultos, geralmente é recomendada uma ingestão diária de 400 a 500 mg. Além disso, o consumo de colina tem um significado particular para as mulheres grávidas, onde ajuda a proteger o bebê contra danos neurais e metabólicos.
Além das proteínas, o grão-de-bico contém minerais essenciais para a manutenção da estrutura óssea, incluindo cálcio e fósforo. Consequentemente, auxiliam na manutenção da saúde óssea e na prevenção da osteoporose.
Ele é naturalmente isento de glúten e não é um gatilho comum de alergias ou intolerâncias. Mas gases e inchaço são os efeitos colaterais mais comuns no excesso de consumo do grão-de-bico. Aumentar a ingestão de fibras muito rapidamente pode resultar em distúrbios gastrointestinais. Em vez disso, adicione lentamente fibras à sua dieta.
Uma recomendação que pode ajudar a evitar esse problema, após enxaguar, deixe-o de molho durante a noite para liberar compostos naturais, essa prática e muito utilizada em leguminosas que desencadeiam gases e ajuda a melhora da digestibilidade. Caso seja enlatado Enxágue bem depois de drená-lo para ajudar a conter o inchaço.
Quer começar a se alimentar bem? Então comece inserindo esse alimento e aproveite todos os benefícios do grão-de-bico e tudo que ele pode oferecer a sua saúde, podemos agora apreciar plenamente o seu papel como uma potência nutricional. Desde ajudar no controle de peso até melhorar a saúde pré-natal para gestante, além do bem-estar cognitivo, ele surge como um componente indispensável de uma dieta balanceada.
Com a sua rica composição nutricional e versatilidade culinária, integrar o grão-de-bico no regime alimentar não é apenas fácil, mas também imensamente necessário. Abrace as maravilhas desse grão e embarque em uma jornada rumo à saúde e vitalidade.
o Kibe Vegano Recheado. Perfeito para um jantar especial ou uma ocasião festiva, esta versão sem carne do tradicional kibe…
Poucos pratos rivalizam com o calor reconfortante e os sabores ricos de uma sopa de mandioquinha bem preparada. Originário do coração da…
Poucos pratos rivalizam com o calor reconfortante e os sabores ricos de uma sopa de mandioquinha bem preparada. Originário do coração da…
O Sabores Vegano é o destino ideal para quem procura receitas saudáveis e quer inserir uma alimentação saudável na sua rotina. Oferecemos uma variedade de receitas veganas, comidas saudáveis e sobremesas fáceis para todos os paladares.
Copyright © 2024 Sabores Vegano. Todos os direitos reservados.