
Kibe Vegano Recheado
o Kibe Vegano Recheado. Perfeito para um jantar especial ou uma ocasião festiva, esta versão sem carne do tradicional kibe…
Você conhece os benefícios da beterraba? Você já tomou muitas vezes o suco desse legume porque com certeza já ouviu falar que ele é um excelente aliado para combater a anemia, mas se engana se você acredita que suas maravilhas para a saúde param por aí, esse é apenas um dos vários benefícios que ela pode proporcionar para a sua saúde.
A beterraba é uma raiz tuberosa, também conhecida como Beta vulgaris rubra ou beterraba vermelha. A vibrante beterraba vermelha foi plantada em todos os lugares, desde o antigo Mediterrâneo. Nos tempos modernos, as espécies híbridas de beterraba têm até listras vermelhas e brancas. Todas as beterrabas têm o mesmo sabor rico e terroso e se destacam na maioria dos pratos com seus tons intensos e agora vem o melhor, seus benefícios.
As folhas e raízes da beterraba são repletas de nutrientes, incluindo antioxidantes que combatem os danos celulares e reduzem o risco de doenças cardíacas. Ela é um dos poucos vegetais que contêm betalaínas, um poderoso antioxidante que dá à ela sua cor vibrante. As betalaínas reduzem a inflamação e podem ajudar a proteger contra o câncer e outras doenças.
A beterraba contém uma variedade de compostos vegetais benéficos que ajudam a reduzir a inflamação e a proteger as células contra danos. Alguns dos outros benefícios da beterraba para a saúde incluem:
Aumento de resistência. O seu suco ajuda o coração e os pulmões a funcionarem melhor durante o exercício. O óxido nítrico da beterraba aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos. Alguns atletas comem beterraba ou bebem suco de beterraba durante os exercícios para melhorar seu desempenho.
Rica em folato (vitamina B9), que ajuda as células a crescer e funcionar. O folato desempenha um papel fundamental no controle dos danos aos vasos sanguíneos, o que pode diminuir as chances de doenças cardíacas e derrames.
A beterraba é naturalmente rica em nitratos, que são transformados em óxido nítrico no corpo. Este composto reduz a pressão arterial, fazendo com que os vasos sanguíneos relaxem e se alarguem, o que consequentemente diminui a pressão arterial.
A beterraba é rica em fibras e promove o crescimento de bactérias boas no intestino. Ter muitas bactérias saudáveis no sistema digestivo ajuda a combater doenças e a estimular o sistema imunológico. A fibra também melhora a digestão e reduz o risco de prisão de ventre.
Pesquisas mostram que beber suco de beterraba pode melhorar a inflamação e o fluxo sanguíneo, que são importantes para a saúde da pele, agindo como um desintoxicante natural que purifica o sangue e reduzi a inflamação da pele. Isso também é benéfico contra furúnculos e espinhas.
Se você tem tendência a pedras nos rins ou gota, evite beterraba ou limite a quantidade que ingere. Além dela também é aconselhado que se evite o espinafre, amendoim e chocolate.
A inclusão desse alimento na dieta pode promover a perda de peso, pois as fibras presentes nele agem no sistema digestivo, auxiliando na absorção e na eliminação de uma parte das gorduras consumidas.
Ela oferece uma gama de nutrientes, reconhecida como um dos vegetais mais doces, ela se destaca especialmente por sua abundância em ferro, além do folato, que é essencial para a saúde dos vasos sanguíneos, e o potássio, que desempenha um papel importante na proteção do coração. Também é uma excelente fonte de:
A pesquisa sugere que vegetais em conserva, podem fazer parte de uma dieta saudável. O processo de fermentação na decapagem introduz bactérias probióticas, que podem trazer muitos benefícios à saúde, como melhorar o sistema imunológico e reduzir o colesterol. Além disso, o processo de decapagem pode preservar os antioxidantes, mas precisa ser feito da forma correta e seguindo os processos de higiene.
Você faz beterraba em pó moendo beterraba seca. O pó é concentrado – Apenas 1 colher de chá em pó, equivale a uma unidade inteira. Já na salada, rale em rodelas ou mesmo em pequenas tiras e espalhe as fatias em um prato, pode ser com queijo (lembrando que aconselhamos o queijo vegano) e para dar uma toque especial e turbinar sua salada utilize azeite extra virgem, você também pode acrescentar a rúcula para deixar o seu prato ainda mais nutritivo.
A beterraba pertence a uma cultura de clima frio que cresce melhor na primavera e no outono. As raízes são colhidas quando as folhas ainda são jovens e tenras. Se você quer elas mais doces e macias, procure beterrabas infantis no inverno e consuma de preferência sempre in natura para absorver o máximo de suas vitaminas.
Se ela não estiver na estação, a beterraba enlatada ou congelada ainda será altamente nutritiva. O pó de beterraba também é popular como suplemento nutricional. Ela costuma ser torrada, pois seus açúcares naturais criam uma caramelização saborosa quando assada em fogo alto. Mas lembrando que a melhor forma de absorver seus nutriente e sempre crua.
Considerando que a anemia por deficiência de ferro é a forma mais prevalente, nada é mais recomendado do que consumir alimentos ricos em ferro para combater essa condição. E é exatamente nesse contexto que a beterraba, especialmente o seu suco, se destaca e pode ser muito benéfica.
Existem algumas maneiras de fazer suco de beterraba. Você pode primeiro picar e assar as beterrabas e depois pulsar no liquidificador. Depois coe se for do seu agrado se livrar da polpa. Para um método mais rápido, use um espremedor. Você pode adicionar gengibre, frutas cítricas, mel, maçãs, laranja ou a famosa combinação com cenoura para enriquecer o seu suco. As sobras podem ser armazenadas na geladeira de 6 a 10 dias.
Aqui estão algumas maneiras mais criativas de saborear beterraba:
Comer beterraba em excesso pode fazer com que as fezes fiquem vermelhas, mas não se preocupe, é algo totalmente normal e inofensivo. Você pode ficar alarmado porque parece sangue, mas você está apenas vendo o pigmento saudável da beterraba vermelha.
Já por outro lado, ela é rica em oxalatos, que podem causar pedras nos rins. Se você tiver pedras nos rins, evite beterraba ou coma-as apenas com menores frequências. Os oxalatos também podem contribuir para a gota, um tipo de artrite, portanto, coma beterraba com moderação se estiver esses tipos de problema, mas também consulte um profissional para avaliar o seu consumo.
Pessoas com diabetes podem incluir beterraba em sua dieta. Mas com muita moderação e supervisão médica. Graças à presença de antioxidantes, a beterraba pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina, o que é benéfico para quem tem diabetes. Apesar de ter um índice glicêmico médio de 54, sua carga glicêmica, que considera a quantidade total de carboidratos, é baixa (9g), devido ao alto teor de fibras, mas ainda assim é um valor a ser considerado e ter um certo cuidado.
Quanto à questão de se a beterraba combate a anemia, é quase como um ditado popular, mas ainda é uma dúvida comum se é verdade ou não. Embora o consumo de beterraba possa ajudar na prevenção da anemia, não é considerado um alimento dos mais ricos em ferro. Para comparativo, as sementes de abóbora possuem cerca de 14,9 mg de ferro a cada 100g já a beterraba crua é de 0,8 mg. Portanto é aconselhado que se consuma in natura.
Repleta de nutrientes, a beterraba contém antioxidantes como as betalaínas, que combatem os danos e a inflamação das células, oferecendo potencialmente proteção contra o câncer e doenças cardíacas. Os benefícios da beterraba para a saúde incluem mais resistência durante o exercício, prevenção de doenças cardíacas e derrames e redução da pressão arterial. Você pode assá-los, ralá-los ou colocá-los em sopas e saladas.
o Kibe Vegano Recheado. Perfeito para um jantar especial ou uma ocasião festiva, esta versão sem carne do tradicional kibe…
Poucos pratos rivalizam com o calor reconfortante e os sabores ricos de uma sopa de mandioquinha bem preparada. Originário do coração da…
Poucos pratos rivalizam com o calor reconfortante e os sabores ricos de uma sopa de mandioquinha bem preparada. Originário do coração da…
O Sabores Vegano é o destino ideal para quem procura receitas saudáveis e quer inserir uma alimentação saudável na sua rotina. Oferecemos uma variedade de receitas veganas, comidas saudáveis e sobremesas fáceis para todos os paladares.
Copyright © 2024 Sabores Vegano. Todos os direitos reservados.